1. Dor ao frio – Geralmente esta dor surge ao entrar em contacto com alimentos ou bebidas geladas, mas também pode ser sentida ao respirar pela boca em ambientes frios. Pode indicar um sinal de sensibilidade dentária (se sentido em vários dentes de forma generalizada) ou então poderá indicar a presença de uma cárie inicial em um dente.
3. Sensibilidade dentária – É diferente da dor que é sentida apenas ao frio, pois nos casos de sensibilidade dentária alimentos muito doces e ácidos também despoletam a sensação desagradável. É comum em dentes que estão desgastados ou em casos de retração gengival.
4. “Moedeira” – É uma dor sentida sem estímulo térmico. Piora à noite e sobretudo quando uma pessoa está deitada. É uma dor pulsátil que pode ter origem numa infeção ou inflamação da raiz dentária e tecidos que a envolvem. Pode ser acompanhada por dor à mastigação.
5. Dor na mastigação – Pode ser causada apenas pela impactação alimentar entre os dentes ou trauma/stress mastigatório. Em situações mais severas, pode indicar uma “trinca” a se formar pelo dente ou já a fratura completa dentária. Por vezes, este tipo de dor também tem origem além dos dentes, pode surgir dos músculos da mastigação e articulação temporomandibular.
6. Dor nas gengivas – Falta de higiene, falta de destartarizações regulares ou apenas um desiquilíbrio na microbiota oral pode desencadear dor nas gengivas. Apesar de ser algo frequente, se tratada precocemente, a inflamação gengival não causa danos severos.