Chamamos de prótese removível aos dispositivos que repõe os dentes que faltam e são de tirar e pôr. Trata-se do que chamamos vulgarmente de dentadura.
Existem próteses removíveis completas que substituem todos os dentes ausentes e próteses removíveis parciais quando a pessoa tem alguns dentes bons ainda presente nas arcadas.
Existe ainda uma segunda categoria consoante o tipo de material que compõe a prótese, podemos chamar de próteses acrílicas ou de esqueléticas.
As próteses removíveis têm como principais vantagens:
– serem uma solução mais económica;
– repõe rapidamente vários dentes.
Como desvantagens temos:
– ocupam mais volume que os dentes naturais e/ou dentes fixos;
– movem-se;
– exige um maior período de habituação;
– são menos resistentes;
Tratamentos Realizados
Perguntas Frequentes
Só recomendamos pessoas com falta de vários dentes (8 ou mais dentes por maxilar) dormirem com as suas próteses removíveis. Pessoas com apenas alguns dentes a faltar podem e devem aproveitar a noite para removerem as próteses e deixarem as gengivas descansarem.
Se não dorme com as próteses pode usá-las constantemente durante o dia, tirando após as refeições para as higienizar e escovar os dentes.
Se dorme com as próteses deve encontrar um período de pelo menos 3 horas durante o dia para as remover e descansar as gengivas.
Sim, após vários anos as próteses podem precisar de serem ajustadas à sua boca. Uma pessoa envelhece e as gengivas não ficam iguais como quando fez as suas próteses. Por outro lado, também os dentes das próteses podem se gastar e precisarem de ser substituídos.
Nesses casos é necessário avaliar numa consulta, poderão existir vários aspetos a interferir e várias soluções para melhorar.
Nem todos se habituam da mesma forma. Pode demorar mais a algumas pessoas do que a outras. É mais fácil habituar às próteses removíveis quando:
– já se usou anteriormente outras próteses;
– são próteses esqueléticas;
– as próteses têm poucos dentes;
– o paciente possui vários dentes naturais.
Antes de deixar de usar as próteses removíveis deve conversar com o seu Dentista para tentar perceber se é possível fazer algum tipo de correção para aumentar o seu conforto.
Sim, existem próteses removíveis em resina acrílica, as próteses esqueléticas (em cromo-cobalto) e as próteses flexíveis.