Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Perda óssea em redor dos dentes afeta a saúde dentária. Os dentes são sustentados pelo osso alveolar e existem várias causas possíveis para a perda óssea.

Todos nós, com o passar da idade, para além dos cabelos brancos e rugas, vamos também perder algum osso alveolar naturalmente. No entanto, por vezes, ocorre perda óssea em pessoas mais jovens, ou de forma mais intensa. E nesses casos, as causas não são apenas o envelhecimento. Podem ser a falta de higiene oral, que consequentemente aumenta o tártaro e a placa bacteriana, assim como, outros fatores que aumentam a reabsorção óssea, uma mastigação disfuncional, a perda precoce de dentes, infeções crónicas, hábitos ou até mesmo a própria genética.

A doença periodontal afeta os tecidos em redor dos dentes, nomeadamente as gengivas e o osso alveolar. A acumulação de placa bacteriana potencia esta condição e aumenta os depósitos de tártaro que se vão inserindo dentro da gengiva, nas raízes dos dentes, comprometendo a saúde gengival e óssea.

Os sintomas mais comuns a curto prazo são sensibilidade, sangramento, gengivas vermelhas e inflamadas. A longo prazo, exposição das raízes dentárias e perda das papilas gengivais fazendo surgir espaços negros entre os dentes.

Os fumadores têm maior risco para a doença periodontal e por conseguinte, têm maior probabilidade de ter perda dentária do que indivíduos não fumadores.

Como podemos prevenir esse problema?

·        Ter uma boa higiene oral diariamente, após cada refeição é muito importante.

Começar com o fio dentário ou o escovilhão para retirar qualquer resto de comida entre os dentes e de seguida, escovar os dentes com movimentos circulares e suaves.

·        Fazer visitas recorrentes ao seu dentista.

É importante, para o profissional ver em pormenor qualquer problema oral e tratar atempadamente. É no dentista que é possível remover o tártaro com destartarizações.

Na radiografia panorâmica é possível perceber pelo pontilhado verde o nível que seria esperado o osso alveolar se encontrar. O pontilhado a branco marca a altura real do osso alveolar. Os dois pontos vermelhos na arcada inferior identificam tártaro radicular devido à falta de destartarizações regulares. São os dois dentes inferiores com menos osso alveolar e já com mobilidade dentária severa.

Informações
Protocolo

Cheques Dentista DGS

Contactos

256 191 996 | 928 044 398
Chamada para a rede fixa e móvel nacional.

geral@desamoreiraclinic.pt

Rua António Martins Soares Leite 50
4520-150 Santa Maria da Feira

De Sá Moreira Clinic © 2024. Todos os direitos reservados. Website desenvolvido por Qreativ.

Chamada para a rede fixa nacional.

Chamada para a rede móvel nacional.

geral@desamoreiraclinic.pt