Esta é a área responsável por organizar e redistribuir os dentes na posição certa, assim como promover o correto crescimento orofacial.
É possível realizar um tratamento ortodôntico colocando aparelhos fixos convencionais (brackets) ou usando alinhadores (goteiras transparentes). Cada técnica tem a sua indicação e são eficazes.
Ao realizar um tratamento ortodôntico melhorará a estética do seu sorriso e a oclusão dos seus dentes aumentando a função mastigatória. Além disso, em casos de apinhamento o correto alinhamento dos dentes permitirá uma melhor higienização.
Tratamentos Realizados
Perguntas Frequentes
Os casos variam muito de pessoa para pessoa, pode ter uma duração entre alguns meses até alguns anos. No entanto a média ronda os 24-36 meses (2-3 anos).
É possível realizar tratamentos ortodônticos através de outras técnicas, como por exemplo, os alinhadores dentários.
São goteiras de plástico transparentes que irão dar informação aos dentes para onde e como se devem mover. É uma solução mais estética e mais fácil de higienizar.
É possível. O tratamento ortodôntico é um tratamento que exige um controlo elevado após o termino do tratamento. No final do tratamento são fornecidas contenções fixas e/ou removíveis para impedir o movimento dos dentes. Naturalmente os nossos dentes têm capacidade para se movimentar. Sem as contenções é difícil impedir que os dentes voltem a entortar.
Não é normal. Se ganhou mais cáries após a colocação do aparelho é porque não estava a higienizar corretamente os seus dentes entre os brackets e arcos. Existem escovas e outros utensílios que complementam a escovagem durante o tratamento, assim como a técnica específica. Fale com o seu ortodontista.
Não é preciso ter todos os dentes definitivos para iniciar um tratamento ortodôntico. Em muitas crianças ainda com dentição mista é necessário fazer tratamentos interceptivos com aparelhos fixos e/ou removíveis para promover o correto crescimento das arcadas. Ao adiar o tratamento ortodôntico precoce poderá prejudicar certos resultados.